sexta-feira, 10 de julho de 2009

Início dos rabiscos.

Acho que a melhor forma de iniciar esse humilde blog, é explicar resumidamente qual a função deste para O autor que vos escreve.
Em primeiro lugar, o comportamento de publicar estes pequenos rabiscos, é resultado de um crescente interesse pessoal em expressar e organizar pensamentos que me
afetam; seja de maneira positiva ou negativa.
De maneira direta, os assuntos debatidos no blog irão refletir tudo aquilo que tem me causado admiração ( no sentido de "chamar atenção" ) no presente momento, e de maneira indireta, irá refletir também parte do que eu sou e do que
acredito.

Um dos principais inspiradores da metodologia na qual se baseará esse blog, não poderia ser outro a não ser " the great late"
Carl Sagan. Uma espécie de héroi intelectual pra mim ( guardada as devidas proporções evidentemente ).
Os assuntos abordados no decorrer dos posts, visarão promover a união do que Sagan nos apresentou em
O mundo assombrado pelos demônios, e que é para mim fundamental na modelagem do comportamento dito científico - o misto da admiração e do ceticismo.
A
admiração seria uma "capacidade" de ser afetado por aquilo que te cerca, seja isto um fenômeno social ou natural. O termo afetado, é empregado aqui no sentido de : algo capaz de promover um profundo interesse pelo fenômeno em questão, e consequentemente uma busca verdadeira de conhecimento sobre o mesmo.
Porém, toda essa busca de conhecimento, deve ser pautada pelo mais profundo
ceticismo. Nas palavras do próprio Sagan :
" O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida. "

É a
dúvida que impulsiona o conhecimento verdadeiro. Se colocar na posição do não-saber e aceitar isso com naturalidade e humildade é fundamental, e isso vai totalmente ao contrário da fé, dos dogmas religiosos, e até mesmo de alguns dogmas "científicos" ( algo que será discutido em futuro post ). O verdadeiro conhecimento, deve ser sustentado por evidências, e não por verdades impostas seja por autoridades, seja por deuses, ou pessoas que utilizam de argumentos da experiência pessoal.
Em suma, todos os assuntos aqui abordados, serão debatidos por esse viés - admiração e ceticismo.

Em segundo lugar ( e continuando a citar as razões para criação do blog ), a necessidade de tornar público esses pensamentos, foi o meio que encontrei para atingir os meus maiores objetivos, que são : melhorar a minha escrita de forma geral, minha forma de organizar os pensamentos, e mais importante, aprimorar os pensamentos propriamente ditos, através de críticas e até ( quem sabe ) elogios de ilustres leitores ( quem sabe² ).
As críticas são peças fundamentais para que o processo de modelagem ocorra com sucesso.

A modelagem de um "comportamento científico", e de um "comportamento de escritor" se inicia agora !

Enfim, em breve começarei a postar...
Por hora, fica a recomendação do livro que citei acima : O mundo assombrado pelos demônios de Carl Sagan - http://www.submarino.com.br/produto/1/45205?franq=143499&franq=143499

---------------------------------------






Referências Bibliográficas :
Sagan, Carl. O mundo assombrado pelos demônios : A ciência como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras , 2002.

2 comentários:

  1. Caguei tijolos. Não imaginava o Ramon criando um blog, mesmo que um "temático".

    Mova Zig, pela grande justiça.

    ResponderExcluir